Vacuômetro- Como a pressão negativa funciona

Home | Vacuômetro- Como a pressão negativa funciona

O vacuômetro mede a pressão abaixo da pressão atmosférica. A pressão atmosférica normalmente é marcada como zero (referência) portando o valor indicado no vacuômetro vai possuir sinal negativo. Por exemplo -1 bar significa vácuo completo ou pressão nula.

O que é o vácuo?

A pressão atmosférica padrão ao nível do mar é 101.325 kPa. A pressão indicada no vacuômetro é negativa com relação a esta pressão. Ou seja, a pressão indicada, é o valor a menor com relação à pressão atmosférica.

Definições das pressões:
⦁ Pressão absoluta Pabs: Pressão relativa ao zero absoluto (Pabs).
⦁ Pressão atmosférica Patm: Pressão ao nível do mar (1.01325 kPa)
⦁ Pressão manômétrica Pgauge: Pressão relativa à pressão atmosférica
⦁ Pressão do vácuometro Pvac: Vácuo relativo à pressão atmosférica.

Como um vacuômetro funciona?

A maioria dos vacuômetros utilizam um mecanismo semelhante a um tubo dobrando. Este tudo é conhecido como Bourdon.

O tubo deforma ligeiramente quando é aplicado uma pressão diferente da atmosférica. Essa deformação é convertida analogamente por um mecanismo e é indicada no ponteiro.

A maioria dos vacuômetros estão disponíveis com saída reta ou angular (utilização em painel). Sua caixa pode variar de tamanho, sendo mais comum de 63 mm e 100mm. No brasil, as escalas mais comuns são: -1 bar a 0, 0 A 30″HG – 760 MM HG.

Aplicações para o vacuômetro:
Praticamente todas as industrias fazem uso do vácuo, desde pick and place na indústria automotiva até no controle de sala limpa na indústria farmacêutica. O vacuômetro, quando utilizado, garante a performance e a segurança do sistema.

Precisão para vacuômetro:
A precisão é a diferença entre o valor real e o valor indicado no diplay. Normalmente é expressado em termos de porcentagem sobre o fundo de escala (spam).
Conforme norma ABNT NBR 14105-1:2011

Tipos de vacuômetros disponíveis na Salvi Casagrande


⦁ Vacuômetro analógico sistema bourdon e capsular

Esse tipo de vacuômetro é o mais comum de todos e muito utilizado em processos, bombas, e sistemas de vácuo. Sua configuração é composta por um visor (tamanhos disponíveis 40mm, 52 mm, 63mm, 100mm, 160 mm), uma rosca de conexão ( roscas 1/8”,1/4”e ½” , bsp ou npt), e o display ( escala indicada pelo cliente).

⦁ Vacuômetro Digital Salvipress 100 B e Salvipress 100I

Muito utilizado em sistemas que exigem precisão e facilidade de leitura. O
vacuômetro/mano-vacuômetro digital SalvPress 100B e 100I é uma ótima opção também para ser usado como padrão em laboratórios o aplicação que exigem maior precisão.

⦁ Vacuômetro sistema Bennert

Instrumento de alta precisão indicado para uso em laboratórios de teste, de alta confiabilidade. Sua construção é em tubo de vidro formato “U” fechado em uma das extremidades e preenchido com mercúrio sob ação de vácuo e adaptado a uma torneira de vidro que permite o seu manuseio durante o funcionamento. Acha-se montado sobre uma base de madeira de lei, contendo escala móvel para facilitar o ajuste zero. Sua ligação é feita através de bico de mangueira. Para melhor compreensão do funcionamento veja o esquema abaixo:
– Tubo “A” cheio de mercúrio, sob vácuo; – Tubo “B” sob pressão atmosférica mantém o mercúrio na mesma posição; – Ligando o sistema de vácuo em “C” e “D” a pressão em “B” cai, consequentemente o mercúrio desce pelo tubo “A” – O nível de “A” e “B” quando igualado, teremos neste ponto o vácuo absoluto.

shape