Um tacômetro é um dispositivo sensor usado para medir a velocidade de rotação de um objeto, como um eixo do motor e outros instrumentos mecânicos/elétricos. O tacometro normalmente indica as revoluções por minuto (RPM) realizadas pelo objeto.
O aparelho tacômetro é composto por um mostrador, um sistema de leitura, normalmente de contato ou ótico. A palavra vem do grego “tachos”, que significa velocidade e “metron” que significa medida. O tacômetro e o velocímetro se tornaram intercambiáveis e, essencialmente, ambos medem a velocidade.
Historicamente, os primeiros tacômetros mecânicos foram projetados com base na medição da força centrífuga: uma força inercial direcionada para longe de um eixo de rotação que atua em todos os objetos, visto de um referencial giratório. Em 1817, foi adaptado para ser usado para medir a velocidade de máquinas e desde 1840, foi usado predominantemente para medir a velocidade de veículos; especificamente locomotivas.
Os tacômetros avançados têm novos usos. Por exemplo, no campo da medicina, um
hematómetro colocado numa artéria ou veia pode estimar a taxa de fluxo sanguíneo a partir da velocidade de rotação da turbina. As leituras podem ser usadas para diagnosticar problemas circulatórios, como artérias entupidas.
Tacômetros analógicos: compostos por uma agulha e um tipo de interface de discagem. Eles não têm provisão para armazenamento de leituras e não podem calcular detalhes como média e desvio. Aqui, a velocidade é convertida em tensão através do uso de uma freqüência externa ao conversor de tensão. Esta tensão é então exibida por um voltímetro analógico que tem a relação entre velocidade e tensão.
Tacômetros digitais: Leitura mostrada em um visor LCD com memória para armazenamento. Estes aparelhos trabalham com microprocessadores e são adequados para medição de precisão e monitoramento de velocidade rotacional, linear, superficial e comprimento total. Os tacômetros digitais são mais comuns hoje em dia e fornecem leituras numéricas em vez de usar mostradores e agulhas.
Em um tacômetro digital a leitura pode ser feita de duas formas
– Por contato
– Sem contato.
Princípio de medição do tacômetro
– Tempo
– Freqüência.
Tacômetro digital por contato:
Um tacômetro que está em contato com o eixo rotativo é conhecido como tacômetro de tipo de contato. Este tipo de tacômetro é geralmente fixado na máquina ou no motor elétrico. Um codificador óptico ou sensor magnético também pode ser conectado para medir RPM.
Um tacômetro que não precisa de nenhum contato físico com o eixo rotativo é
chamado de tacômetro digital sem contato. Neste tipo, um laser ou um disco
óptico é conectado ao eixo rotativo e pode ser lido por um feixe IR ou laser, que
é direcionado pelo tacômetro.
Este tipo de tacômetro pode medir de 1 a 99.999 rpm; o ângulo de medição é
normalmente 90 graus e o tacômetro possui um display LCD de cinco dígitos.
Esses tipos de tacômetros são eficientes, duráveis, precisos e compactos, e
também visíveis de longa distância.
Quando um tacômetro cálcula a velocidade com base no intervalo entre pulsos
é chamado de tacômetro baseando em tempo. A resolução deste tacômetro é
independente da velocidade da medição e é mais precisa para medir baixa
velocidade.
Um tacômetro que calcula a velocidade medindo a freqüência dos pulsos é
chamado de tacômetro digital baseado em frequência. Este tipo de tacômetro é
projetado usando um LED vermelho, e a leitura deste tacômetro depende do
sentido de rotação. É mais preciso para medir alta velocidade. Estes
tacômetros são de baixo custo e alta eficiência, entre 1Hz-12 KHz.