A palavra termômetro origina-se do grego “termo” que significa quente e “metro” que significa medida. Assim, definimos termômetro como o instrumento que mede temperatura ou a variação de temperaturas, com alto grau de precisão.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, seja ela sólida, líquida ou gasosa. Sua aplicação vai desde o monitoramento de experimentos e controle do ambiente, até a calibração de outros instrumentos e inspeções de qualidade.
São equipamentos versáteis com aplicações múltiplas como farmacêutica, médica, ambiental, alimentar, plásticos, ciências da vida, entre outros. Sua função geralmente baseia-se no controle de qualidade e regulamentação de processos.
Baseiam-se no efeito de dilatação estabelecido na termodinâmica (flexão térmica). Constituído por duas lâminas metálicas de materiais diferentes com coeficientes de dilatação diferentes (termopar), unidas entre si e enroladas em forma de espiral ou hélice, o que aumenta bastante a sensibilidade. Como os metais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina. Nesse movimento, a lâmina arrasta, em sua extremidade, um ponteiro que percorre uma escala graduada.
Construído em aço inoxidável, alta qualidade, precisão, durabilidade e a prova de corrosão. Especialmente indicado para as indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, farmacêutica e de papel.
Tempo de resposta: aproximadamente 20 segundos para 70% do valor total da escala.
Reflexão do ponteiro: 270º do mostrador.
Classe de precisão: ±2%
Construção: Caixa de chapa de aço inox estampada. Anel prendedor de vidro com encaixe tipo baioneta hermeticamente fechado, haste padrão de Ø 6 mm de aço inoxidável.
Publicado originalmente no Clube do Técnico